Seres humanos e conscientes!!!

Já andava um pouco esquecido deste meu espaço, desta minha praia, deste meu parque de diversões onde dou largas aos meus sentimentos, à minha liberdade e à imaginação, um espaço onde posso ser eu mesmo, sem limites, sem censura e sem receios de ser admoestado. Concluindo e resumindo esta é a minha casa!!!

Imagem relacionada

Costumo tratar aqui de assuntos que considero importantes e que urge serem divulgados, mas o que me traz aqui hoje não são esses assuntos, hoje estou apenas a desabafar, a deixar o meu grito de revolta, o meu protesto, ou talvez seja mais acertado dizer, estou a tentar acordar alguns mais adormecidos, não quero com isto dizer que tenham que ter ideias, ou atitudes em consonância com as minhas, apenas pretendo que acordem e façam uso das capacidades mentais com as quais todos nascemos, a dita inteligência e acima de tudo a nossa consciência, sim consciência, o que parece estar tão arredado dos comuns mortais, afinal somos ou não seres despertos, atentos e com obrigações…

Como querem ter uma sociedade consciente se não há em cada um de nós uma consciência pessoal, como poderá haver uma consciência colectiva se nos furtamos a fazer uso da nossa? Uma sociedade é apenas uma exponenciação daquilo que somos como individuos, dir-me-ão que um só não faz a diferença, faz com certeza, uma sociedade funciona como um todo, senão reparem, numa corrente o que acontece quando um elo é mais frágil?, bem sabemos que é exactamente por aí que vai partir, portanto há que elevar o standard da sociedade, nivelar por cima e nunca por baixo, lutar sempre por ter uma sociedade informada, desenvolvida em termos culturais, quanto mais culta uma sociedade, mais tende a avançar, mais tende a equilibrar-se, mais tende a ser mais justa, funcional e honesta, não será este o objectivo para o qual fomos evoluindo, não será esse o nosso verdadeiro desígnio, ou mesmo o objectivo primeiro da raça humana?

Porquê tanto conflito, porquê tanta promoção de desigualdades a todos os níveis, porque haverão uns de ter tudo e outros nada, para quê tanto materialismo, tanta dependência dos bens materiais ou mesmo uma escravatura do capital, milhares de milhões a viver na miséria, sem recursos mínimos que lhes permitam sobreviver, enquanto poucos, muito poucos vivem na opulência e ostentação, gente com capacidade financeira para comprar países, comprar ilhas, comprar tudo e mais alguma coisa, excepto dar um pouco de qualidade de vida aos muitos que nada têm, sendo mesmo estes magnatas os grandes exploradores dos recursos naturais dos países onde existe mais miséria, fome e morte, onde está aquilo que nos define como humanos, onde estão a solidariedade, o espírito de entreajuda e aquilo que nos fez avançar civilizacionalmente até aos dias de hoje, o espírito de tribo, o espírito de nação, o que nos definiu como sociedade avançada?

Resultado de imagem para humans

Será que nos vendemos aos luxos modernos, será que deixámos de ter percepção do mundo que nos rodeia, será que nos esquecemos que somos humanos, seres gregários, seres que evoluíram em comunidade, uma comunidade em que o espírito de entreajuda e de solidariedade fizeram a diferença, foi assim que chegámos aqui!

Que futuro, pergunto eu, se nos esquecemos daquilo que somos, se nos esquecemos das brilhantes lições do passado, se esquecermos o nosso passado e os erros cometidos, como poderemos então corrigir o que quer que seja, erro sistemático digo eu, atitude que denota falta de inteligência, estaremos nós a perder a inteligência, estaremos a tornar-nos máquinas, meros objectos numa sociedade completamente desumanizada, uma sociedade sem valores em que cada qual se isenta dos sentimentos, afectos e pior que tudo da sua própria consciência?

Resultado de imagem para consciencia

Estamos a tempo, digo eu, basta querermos, é hora de acordar para a vida, o lado bom da vida, o lado humano, o lado em que tudo ou quase tudo é uma incógnita, o lado em que nada é um dado adquirido, o lado da tentativa e erro, essa é a essência da raça humana, não somos perfeitos, nada é perfeito, mas bem podemos procurar uma aproximação, isso sim, é viver, é a mudança constante, é a evolução, é a vida tal como deve ser.

Somos muito mais do que razão, somos também coração essa é a nossa essência, seres conscientes, despertos e solidários, seres humanos!!!

 

Alexandre Sarmento

 

Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Alexandre Sarmento Written by:

2 Comments

  1. DILITA MARTINS
    Novembro 3, 2017
    Reply

    BRILLIANT THOUGHTS! GREAT SOUL AND IF WE ONLY WONDERED HOW AND WHAT WE ARE IN THIS WORLD, WHAT A DIFFERENCE IT WOULD MAKE!!!!! WE MUST NOT BE AFRAID OF OUR OWN FAULTS AND MISTAKES!!!!! RECOGNIZE THEM AND DO NOT FIGHT OR BE TOO HARD ON YOURSELF, JUST BE JUST AND PROMISE YOURSELF SELFIMPROVEMENT AND BE PERSISTENT!!!! DO NOT TRY TO IGNORE THE OTHERS!!!! THEY ARE IN YOUR WORLD FOR GOOD OR BAD!!!! IT IS UP TO YOU!!! YOU ARE A GREAT MAN, ALEXANDRE AND I AM VERY HAPPY TO HAVE YOU AS ONE OF MY GREATEST FRIENDS!!!!!XXX

  2. Alexandre Sarmento
    Novembro 17, 2017
    Reply

    Thanks Dilita for being my friend, it´s a honour for me to have you among my best friends, I´ve really enjoyed your comment.
    Kisses…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *