Como Eu Levantaria um Estado…

 

Como se levanta um estado?

Repondo:
A ordem política.
A ordem económica.
A ordem social.
…e como?

Reformulando todo o sistema político, saneando o actual e adaptando um sistema que na realidade sirva os propósitos da nação, um governo verdadeiramente do povo e para o povo, um governo que faça a ponte entre o poder executivo e aqueles que serve, sim um modelo em que o poder político sirva os interesses da nação e não os seus próprios interesses.

Devolvendo o bom nome do país honrando os compromissos assumidos internacionalmente, tendo especial atenção ao dever e ao haver promovendo a produção interna, ou seja tornar-nos menos dependentes do estrangeiro, pondo os nossos sectores primários novamente em acção, fazendo por exemplo um verdadeiro aproveitamento dos nossos recursos naturais, aproveitando verdadeiramente a nossa Zona Económica Exclusiva marítima, que como todos sabemos tem neste momento uma área oitenta vezes a área continental, situação nada negligenciável e com recursos ainda não contabilizados. Aproveitando a nossa área de reserva agrícola, aproveitando as características do solo bem como a meteorologia que como sabemos nos é bastante favorável.

Promovendo a industria transformadora que por sua vez alavancará a nossa agricultura e pescas. Promovendo turisticamente todo o território nacional, pois como todos sabemos temos um interior injustamente esquecido com enormes potencialidades. promovendo a utilização da nossa industria naval à imagem de outrora, seja para o sector das pescas, turístico, mercante, bem como militar.
Promover o consumo de bens nacionais, como todos sabemos de muito melhor qualidade do que os importados e se bem regulado o mercado poderão ser adquiridos por preços muito mais competitivos dando assim um valente empurrão na produção nacional.

Repondo a justiça, ou seja devolvendo à justiça o seu verdadeiro papel, o papel de garante da ordem, o papel de aplicador de regras de boa convivência. A devolução do bem estar social fazendo o comum cidadão sentir-se parte integrante da sociedade, sentindo-se ao mesmo tempo responsável e beneficiado pelos seus próprios actos de cidadania, seja a nível produtivo, seja familiar ou seja nas pequenas coisas do dia-a-dia, aquelas nas quais não reparamos mas que são de vital importância, sendo as principais a manutenção da nossa identidade cultural, língua, usos e costumes.

Desenvolver um verdadeiro sistema educativo que tenha como único veículo a educação e a promoção da nossa cultura e identidade, tendo especial atenção em manter viva a nossa história e mostrando aos mais jovens como e porquê nos mantivemos íntegros como nação até hoje, um sistema que forme na realidade cidadãos exemplares e não meros portadores de diplomas sem preparação alguma para enfrentar o futuro.

Criar condições dignas em termos económicos para que se possa irradiar de vez a pobreza que grassa entra as classes mais desfavorecidas diminuindo o fosso entre os que mais têm e os mais necessitados, em suma por um verdadeiro estado social em funcionamento, sem exploradores e muito menos, explorados.

Pensem nisto?

Vamos Levantar Portugal?

Alexandre Sarmento

Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Alexandre Sarmento Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *